posts recentes

arquivos

tags

participar

Sexta-feira, 11 de Junho de 2010
Entrega da versão beta e respectivos testes


Boa noite,

Tal como previsto no cronograma este post destina-se à entrega da versão Beta do projecto. Link para a versão Beta http://linlabmm.ca.ua.pt/cicloria.

Nesta versão e comparativamente com a entrega anterior pode encontrar-se já a página de perfil para a qual o utilizador é redireccionado sempre que entra na plataforma. Foram igualmente aperfeiçoadas questões de programação e dados significantes avanços na adaptação da API do google maps. Em resultado dos testes foram ainda colocadas algumas formas de feedback ao utilizador na página de perfil que serão posteriormente alastradas para toda a plataforma. Nesta versão o utilizador pode também ver a página de detalhe das notícias e escrever e denunciar comentários.  Também o RSS feeds está já activo. A página de recuperação de password encontra-se já disponível embora sem o layout finalizado. A juntar a todas estas questões houve ainda uma permanente preocupação de restringir as páginas aos utilizadores com permissões para aceder.

Para entrar na plataforma e testar os vários utilizadores deixamos em seguida os dados de login:

Utilizador registado: kobe@geral.pt // PASS: teste1

Utilizador parceiro: nuno.oli@netcabo.pt // PASS: teste1

Administrador: nuno.oli@ua.pt // PASS: teste1

NOTA: Ainda que estes dados sejam suficientes para testar a plataforma, aconselhamos a criação de novas contas com emails válidos para testar a questão de envio/recepção de emails.

 

Guião de testes

 


Testes de usabilidade:


Estes testes foram realizados por quatro  utilizadores externos.
Para avaliar os critérios de usabilidade foram construídas duas grelhas. Uma para avaliar o índice de satisfação e outra para avaliar os atributos de eficácia e eficiência.
Para avaliar o nível de satisfação dos utilizadores foi realizado um questionário pós-teste com um conjunto de perguntas directamente relacionadas com algumas heurísticas de Nielsen.
Os resultados mostram que os diferentes utilizadores não se sentem totalmente satisfeitos quanto ao feedback fornecido pela aplicação e também com os factores de prevenção de erros. Contudo na avaliação das restantes heurísticas os resultados foram bastante satisfatórios.

Grelha - testes de Satisfação


Para avaliar os atributos de eficácia e eficiência os utilizadores foram convidados a realizar algumas tarefas. Foram definidas tarefas para três tipos de utilizadores diferentes, os não registados os registado (parceiro) e o Administrador. Não foram criadas mais tarefas para testar as funcionalidades do utilizador registado (comum) porque algumas destas já serão testadas com o utilizador parceiro na generalidade das tarefas aplicadas.
A eficácia foi avaliada segundo alguns critérios de sucesso (insucesso, assistido, difícil, médio, fácil) que estão devidamente descriminados na grelha. A eficiência foi medida através do  número de cliques e do tempo estimado de conclusão de cada tarefa .
Os resultados destes testes, revelam que no caso do especialista externo (administrador), houve pelo menos duas tarefas em que este teve que ser assistido. No caso da tarefa "ir à página de perfil e criar noticia" , houve alguma confusão em este perceber que função  não estava acessível através do menu de administração, pelo que nos leva a ponderar colocar também esse  item no  menu de administração.  Na tarefa "conceder permissão de administração a dois utilizadores" este também revelou alguma dificuldade em perceber onde é que estava essa opção, o que também nos leva a pensar numa solução de optimização dessa página.  As restantes tarefas foram realizadas com sucesso. 

Grelha - testes de eficácia e eficiência (admin)


Os testes efectuados  para testar a eficácia e eficiência dos utilizadores não registados e utilizadores registados (parceiros) revelam que estes conseguiram concluir a generalidade das tarefas na primeira tentativa e sem problemas. O tempo estimado de cada tarefa é relativamente uniforme de utilizador para utilizador. Quanto ao número de cliques também verificamos que existe uma uniformidade entre os quatro utilizadores. É de notar que as tarefas que implicam inserção de dados, exceptuando o login,  implicam um maior número de cliques devido inclusão de informação.

 

Grelha - testes de eficácia e eficiência (utilizadores não registados e parceiro)


Testes de Design:


Tal como sucedido nos testes de conteúdo, apesar de já terem sido realizados alguns testes de design internamente, decidimos também fazer uma versão adaptada aos utilizadores externos.
Os seus resultados mostram-nos que à excepção da página de projecto e contactos (apresentam equilíbrio espacial de nível razoável), no geral, os utilizadores estão consideravelmente satisfeitos com a aplicação.

Grelha Testes Design


Testes de conteúdo:

Apesar de estes testes já terem sido realizados internamente, através da descrição detalhada de algumas falhas existentes, decidimos no entanto, fazer uma versão adaptada aos utilizadores externos.
Os resultados obtidos revelam que apesar de ainda serem necessários alguns reajustes, sobretudo ao nível da formatação, no geral, os utilizadores estão consideravelmente satisfeitos com a aplicação.
Grelha Testes Conteudo  
Testes de segurança:

Estes testes foram realizados por um especialista externo e  mostram  que a maior parte dos dados privados dos utilizadores estão a salvo contudo o site ainda não se encontra protegido contra sql injections.

Grelha Testes Seguranca


Testes de compatibilidade:


Estes testes foram realizados internamente pelos elementos do grupo.
Apesar de a aplicação estar optimizada para Firefox e Safari o grupo tentou uniformizar todas as áreas do site para garantir também a compatibilidade com outros browsers nas suas últimas versões disponíveis. Os resultados mostram que efectivamente o IE é o que nos causa mais problemas de incompatibilidade como podem confirmar  na grelha de resultados. Por exemplo, na "página de perfil", existe uma área "percursos" que está com problemas de formatação.
Verificou-se também que no Opera não é possível fazer login.
Ao nível dos sistemas operativos e resoluções analisadas não foram detectadas incompatibilidades.

Grelha Testes Compatibilidade


Anabela Santiago | Bruno Fernandes | Nuno Oliveira | Tiago Martins




mais sobre mim

 

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31